2011/05/05

Mês De Maio - Mês do Coração


A Hipertensão Arterial (HTA) é um factor de risco para todas as doenças cardiovasculares, por isso, é muito importante fazer um controlo e acompanhamento da mesma.
Os principais orgãos afectados pela HTA são os rins, cérebro, olhos e coração.
Na sua maioria, a HTA não apresenta sintomas, por isso, ela é considerada uma “assassina silenciosa”.
Com o envelhecimento a HTA torna-se mais comum. Em idade jovem adulta e no início da meia idade tem maior incidência nos homens, já entre os 55 e 64 anos o número de homens com HTA é praticamente o mesmo que as mulheres. Depois dos 65 anos a HTA é mais incidente ( incidência representa o número de novos casos) e prevalente (representa o número de doentes que já tinham a doença) nas mulheres, facto também explicado pelo aparecimento da menopausa na mulher.
Na comparação inter-racial, a HTA incide mais sobre a raça negra do que branca.

A tensão arterial é a relação entre a quantidade de sangue que o coração bombeia para as artérias com a resistência exercida por essas artérias ao fluxo sanguíneo. Assim, quanto mais estreitadas e/ou “enrijecidas” estiverem as artérias maior será a pressão exercida sobre elas pelo sangue, logo, haverá um aumento da tensão arterial.
Há vários factores que estreitam e/ou “enrijecem” as artérias como, por exemplo, o tabaco, a gordura (colesterol total, LDL), o álcool, stress, entre outros.

Tipicamente a tensão ideal encontra-se nos 120mmHg (milímetros de mercúrio) de “máxima” e 80mmHg de “mínima”, ou abaixo destes valores. De modo geral, compreende-se por HTA, para tratamento farmacoterapêutico, quando os valores são iguais ou superiores a 140/90(mmHg).
A “máxima” designa-se, clinicamente, por pressão sistólica (sístole) que representa a pressão que o coração gera quando bombeia o sangue para as artérias.
A “mínima” é chamada na clínica por pressão distólica (diástole) e representa a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, ou seja, entre os batimentos.

Diz-se Hipertensão Essencial quando a causa não é conhecida e Hipertensão Secundária quando a causa está determinada (exemplos de causas: medicamentos e distúbios renais)

Para o tratamento e prevenção da HTA é indispensável uma mudança de hábitos de vida (controlo do peso, exercício físico, alimentação, tabaco e álcool).